Curso on-line de Aperfeiçoamento em Neurociência aplicada à Psicanálise – Turma 2020
11 de setembro de 2020 - 19:00 - 24 de setembro de 2021 - 22:00
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano (GEPECH) apresenta a você o Curso de aperfeiçoamento em Neurociência aplicada à Psicanálise que terá início em setembro de 2020, curso este, sediado pela Escola de Psicanálise de São Paulo (EPSP).
O Curso será apresentado no formato on-line, devido a pandemia Covid 19. Para tal, neste momento, intencionamos utilizar a plataforma Zoom ou outra plataforma se nos parecer mais adequada no momento.
O Curso de aperfeiçoamento em Neurociência aplicada à Psicanálise é um curso modular para que o conhecimento pretendido se manifeste de modo organizado e natural como resultado dos mais de 14 anos de estudos e pesquisa do GEPECH.
O objetivo desse curso é oferecer ferramentas conceituais e de conhecimento teórico e clínico que possam ser aplicadas sobretudo em atendimentos psicoterapêuticos através de um encontro entre os fundamentos da Psicanálise e da Neurociência.
Os módulos serão aplicados com foco no desenvolvimento do conhecimento da relação dentre estas duas áreas e suas áreas de apoio e por esta razão, serão neste curso, apresentados da seguinte forma:
1- Neurociência:
- Apresentando o GEPECH: sua origem, organização, tecnologia, parceiros de pesquisa nacionais e internacionais, linha principal de estudos e pesquisa, trabalho social e investimento do capital arrecadado neste curso.
- O que achamos que Freud pensaria sobre essa história de se desenvolver um diálogo entre Neurociência e Psicanálise.
- Estabelecer um diálogo entre Neurociência e Psicanálise não é o mesmo que Neuropsicanálise.
- Como você sente e percebe o mundo.
- Como o sistema nervoso se organiza.
- Neurodesenvolvimento, um modo de compreender os fenômenos observados pela psicanálise.
- Módulos e sistemas operacionais.
- Como a terapia pode mudar o sistema operacional: epigenética.
2- Psicanálise:
- Por que a Psicanálise? (Doença e saúde antes de Freud; Determinismo Psíquico; Inconsciente).
- Conceitos fundamentais (trauma, repressão, fases do desenvolvimento infantil).
- Sonhos e sua relação com a saúde (O livro dos sonhos; Religiosidade – forma e conteúdo; Linguagem, pensamento e corpo).
- Clínica de Psicanálise: a cura através da palavra (Filosofia clínica; Wilhelm Reich, Jacques Lacan; discípulos e dissidentes de Freud).
- Contextualização de Melanie Klein no cenário da Psicanálise: Importância da fase oral; Realidade interna e externa; Relação objetal; Posições Esquizo-paranoide e Depressiva; Inveja e gratidão; Legado do kleinismo.
- Modelo psicodinâmico neo-kleiniano: José Bleger, Simbiose e Ambiguidade; identificação adesiva; da posição Ghliscro-cárica à posição Viscocárica, uma “nova” posição no universo kleiniano que une a psicanálise à neurociência.
3- Filosofia:
- Filosofia 1 (Introdução panorâmica à Filosofia; Introdução à epistemologia e Filosofia da ciência; Origens epistemológicas do inconsciente; Teorias do inconsciente).
- Filosofia 2 (Filosofia da mente; Teorias da personalidade; Fenomenologia em Kant, Husserl e Heiddegger; Ética, Estética e Virtudes).
4- Psicoterapia Corporal:
- História da Análise Reichiana (De Freud até Genovino Ferri).
- A inclusão do corpo no setting terapêutico.
- Temos um corpo, somos um corpo ou “estamos” um corpo?
- Fundamentos da análise reichiana (Fases evolutivas da vida; como as pessoas diferem em suas respostas emocionais diante de altos e baixos da vida? De que maneira o cérebro produz os diferentes estados emocionais?).
- Pontos de convergência entre os modelos da Análise reichiana e kleiniano.
5- Estados de Consciência:
- Campo de estudo (Do que se trata?).
- Estados de consciência ou níveis de consciência?
- Cenário Atual (Perspectivas – Acadêmica, Científica, Contemporânea?).
- Aplicações efetivas (mecanismos da Hipnose e da Meditação entre outros. Estados ou níveis de consciência?).
- A Psicologia e os estados (Psicologia aplicada).
- Prática (Treino de Estados – Técnicas).
6- Metodologia de Pesquisa, Estudo e Publicação:
- Metodologia de Estudos e Pesquisa I (Noções de conhecimento, estudos e pesquisa; Organização de informação; Modalidades de leitura; Aproveitamento de conteúdo previamente).
- Metodologia de Estudos e Pesquisa II (Como fazer trabalho acadêmico ou não; Eleição de tema para o trabalho final; Elaboração do projeto; Organização de leitura; Levantamento de citações; Planejamento de estrutura e escrita; Formatação final).
7- Neurociência aplicada à Psicanálise:
- Encontrando pontos de convergência.
- Estudos transdisciplinares.
- Instâncias psicanalíticas e defesas do Ego: um diálogo entre Neurociência e Psicanálise.
- Papel do córtex pré-frontal, de outras áreas e sistemas modulares cerebrais nos fenômenos descritos pela psicanálise.
- Estimulação magnética transcraniana repetitiva e aplicações para a psicanálise.
- Farmacogenética na clínica psiquiátrica.
- Modelo psicanalítico neo-kleiniano e neurociência.
- Pesquisas na área.
Cada um destes módulos foram constituídos por um cabedal de conhecimento com recorte epistemológico voltado para uma visão interseccional entre Neurociência e Psicanálise.
Suas aulas serão ministradas pelos Coordenadores de área do GEPECH (currículos em http://gepech.com.br/sobre-o-gepech/), e ocasionalmente por seus Assistentes de Pesquisa.
Serão aceitos como alunos: Psicanalistas, Psicólogos, especialistas em Medicina Comportamental e profissionais com curso de graduação na área da saúde (médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros etc).
Outros profissionais interessados no curso, devem entrar em contato via WhatsApp com o coordenador (Dr Paulo de Mello, +55 11 99659-1183), e explicar a natureza de seu interesse. Uma comissão formada pelos coordenadores de área julgará a aprovação ou não de seu ingresso como aluno. Não custa tentar! Alguns excelentes assistentes de pesquisa do GEPECH entraram no grupo dessa forma.
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano (GEPECH) e a Escola de Psicanálise de São Paulo (EPSP), tem a pretensão com este curso, de oferecer a você no decorrer de 12 meses, elementos necessários para o desenvolvimento de uma reflexão a partir de um estudo transdisciplinar entre Psicanálise e Neurociência, objetivando a busca de pontos de convergência e a construção de um conhecimento maior e mais cooperativo entre estes dois construtos.
Dias e horários: 6as feiras, das 19 horas às 22 horas (verifique as datas abaixo).
Ano 2020:
- Neurociência: 11/09; 18/09; 25/09; 16/10; 23/10 e 06/11.
- Metodologia I: 13/11.
- Filosofia I: 27/11; 04/12 e 11/12.
Ano 2021:
- Psicanálise: 19/02; 26/02; 05/03; 12/03; 19/03; 16/04.
- Filosofia II: 30/04; 14/05.
- Psicoterapia Corporal: 21/05; 28/05 e 11/06.
- Metodologia II: 18/06 e 25/06.
- Estados de Consciência: 06/08; 13/08 e 27/08.
- Estudos Transdisciplinares: Estabelecendo um diálogo entre Neurociência e Psicanálise: 17/09 e 24/09.
Para que o curso seja iniciado, precisaremos de no mínimo 20 alunos e de no máximo 80 alunos devidamente matriculados.
Por esta razão, se você pretende fazer o nosso curso, ajude-nos a divulgá-lo entre seus amigos e para profissionais e colegas que você julgue que possam se beneficiar com este conhecimento.
Uma vez iniciado, todos coordenadores e professores estão de acordo que o curso irá até o fim (1 ano de duração), mesmo que se tenha apenas 1 aluno no seu transcorrer. Isso dá a você a garantia de que o curso não será interrompido caso o número de alunos se reduza.
Todos alunos matriculados serão direcionados a um grupo de WhatsApp criado especificamente para este fim.
A partir deste grupo de WhatsApp, por meio de um link para a plataforma Zoom, abriremos a sala de aula sempre 30 minutos antes do início de cada aula.
As aulas acontecerão às 6ªs feiras (nem todas 6ªs feiras; vide datas e cronograma acima), entre 19 horas e 22 horas com 10 a 20 minutos de intervalo.
Apenas a 1ª aula, a aula de apresentação do curso, durará mais tempo, das 19 horas às 23 horas.
As aulas terão início impreterivelmente às 19 horas desde que se tenha pelo menos 1 aluno presente, para melhor e mais completo aproveitamento do curso.
Sendo assim, aconselhamos a todos que entrem na sala antes das 19 horas. A sala será aberta 30 minutos antes, às 18:30h.
Certificação: para receber seu certificado (certificado assinado por um representante do GEPECH e da EPSP), o aluno precisará ter uma frequência de 75% em todo curso e ter cursado no mínimo 75% de cada módulo. Terá também que apresentar no fim do curso com prazo a ser definido, um texto no formato de um artigo com 5 a 10 páginas em média sobre um recorte temático dentro do conteúdo do programa a ser orientado pela coordenadora Tássia Borges, da área de Metodologia de Estudo, Pesquisa e Publicação. Para o desenvolvimento deste texto, poderá, se desejar, buscar orientação com um dos coordenadores da área correspondente ao recorte temático por você escolhido.
Matrícula: 350,00 (transferência bancária).
Mensalidade: 12 vezes de 300,00 (trezentos reais) com 1° pagamento no dia 15/09/2020 e demais pagamentos sempre nos dias 15 de cada mês.
Para fazer sua inscrição e para mais informações: secretaria da Escola de Psicanálise de São Paulo com Aline, fone (11) 98208-0895 via WhatsApp ou copie e acesse no endereço abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfY0RnRFwAOsY_lOBPPl3zR8aCBafefzNSLNaWt-iyVL648og/viewform
Siga nosso Instagram: @gepech
Inscreva-se no nosso canal do YouTube: GEPECH Comportamento Humano
Atenciosamente.
Dr. Paulo de Mello
Médico Neurologista Clínico pela EPM (UNIFESP) e pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP.
Doutorando em Psicologia Clínica pela UCES, (Buenos Aires, Argentina).
Psicanalista neo-kleiniano (UMESP).
Especialista em Medicina Comportamental (CEMCO/UNIFESP).
Coordenador do GEPECH.