CURSO DE NEUROCIÊNCIAS E PSICANÁLISE APLICADAS AO COMPORTAMENTO HUMANO

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CURSO DE NEUROCIÊNCIAS E PSICANÁLISE APLICADAS AO COMPORTAMENTO HUMANO

 

MATRÍCULAS ENCERRADAS!

COMO FUNCIONA UM CURSO ONLINE/OFFLINE?

Este curso será apresentado no formato online com aulas ao vivo ou offline (aulas em vídeo). Vamos explicar.

As aulas serão sempre ao vivo e serão gravadas. Os alunos poderão acessá-las via vídeo por mais de 1 ano, até 6 meses depois do final do curso. Poderão inclusive abonar suas faltas assistindo os vídeos das aulas e entregando pequenos trabalhos (fichamentos ou mapas), que comprovem que o aluno assistiu o vídeo da aula que não pode assistir ao vivo.

Poderá, desta forma, fazer o curso assistindo as aulas totalmente ao vivo online, assistindo as aulas em vídeo totalmente offline ou ainda de forma mista, assistindo as aulas parcialmente online ao vivo e parcialmente offline. A opção é totalmente do aluno. Este modelo só é possível pois nosso curso é um curso de aperfeiçoamento.

É um modelo de curso mais flexível pois lhe possibilita assistir as aulas ao vivo sempre que desejar, assistir as aulas apenas em vídeo e ainda rever as aulas sempre que precisar pelo período do curso e até por 6 meses depois do final do curso.

Desenvolvemos esse modelo de aula a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade de fazer o curso mesmo que more em outro país pela diferença de fuso horário, ou para aquele aluno que não poderá assistir a algum módulo do curso por questões de viagem ou mesmo para aquele aluno que não possa assistir ao curso ao vivo online por questões pessoais ou de trabalho.

O curso foi estruturado para que se possa receber alunos novos em 2 datas distintas a cada ano. Isso significa que você poderá iniciar o curso em uma das 2 datas a cada ano sem que haja prejuízo na compreensão e aquisição do conhecimento proposto.

Para tal, utilizamos a plataforma Zoom, mas se for necessário, podemos mudar para outra plataforma se nos parecer mais adequada no momento.

COMO O CURSO ESTÁ ESTRUTURADO?

O Curso rotativo online/offline Neurociências e Psicanálise aplicadas ao Comportamento Humano é um curso modular e circular para que o conhecimento pretendido se manifeste de modo organizado e natural como resultado dos mais de 16 anos de estudos e pesquisa do GEPECH.

É rotativo pois nosso compromisso (dos coordenadores), é de seguir com as aulas ano após ano mesmo que se tenha apenas 1 aluno, atualizando os assuntos a cada ano. Com esse compromisso, você poderá depois de concluir o seu curso, assistir novamente as aulas que desejar e atualizar seu conhecimento ano após ano, gratuitamente.

O objetivo desse curso é oferecer ferramentas conceituais e de conhecimento teórico e clínico que possam ser aplicadas sobretudo, mas não apenas, em atendimentos psicoterapêuticos através de um encontro entre os fundamentos das Teorias Psicodinâmicas e da Neurociência.

Os módulos serão aplicados com foco no desenvolvimento do conhecimento da relação dentre estas duas áreas e suas áreas de apoio e por esta razão, serão neste curso, apresentados da seguinte forma:

1- Neurociência:

Nesse módulo será apresentado alguns tópicos de Neurociência com o objetivo de criar uma base que possibilite o diálogo entre Neurociência e Psicodinâmica. Abordaremos os seguintes tópicos:
– Organização geral do Sistema Nervoso, um modo de compreender os fenômenos observados pela Psicanálise.
– Como construímos nossas representações de mundo a partir da sensopercepção.
– Neurobiologia das emoções.
– Neurônios espelho e a comunicação não verbal.
– Neurobiologia do medo.
– Neurobiologia da memória.
– Córtex pré- frontal e Default Mode Network: sua importância na vida de relação.
– Neuroplasticidade e Psicoterapia.
– Epigenética e modo operacional de redes neurais.

2- Psicanálise:

O módulo de Psicanálise tem como objetivo apresentar autores da Psicanálise que contribuem para o diálogo transdisciplinar com as outras áreas do GEPECH. Em princípio, começaremos com a apresentação do pensamento freudiano tanto no que diz respeito à saúde quanto em suas propostas teóricas que balizam a Psicanálise. Os tópicos em destaque:
– Por que a Psicanálise?
– Esboços pré-psicanalíticos (doença e saúde antes de Freud; determinismo psíquico)
– 1ª tópica freudiana (Inconsciente; Sonhos).
– Desenvolvimento psicossexual (fases da infância).
– 2ª tópica freudiana (Id, Ego e Superego).
– Outros conceitos fundamentais (religiosidade – forma e conteúdo; linguagem, pensamento e corpo).

Em sequência, outros autores, suas disciplinas e seus pilares teóricos:

Melanie Klein:
– Contextualização de Melanie Klein no cenário da Psicanálise.
– Importância da fase oral.
– Realidade interna e externa.
– Relação objetal.
– Posições esquizoparanoide e depressiva.
– Inveja e gratidão.
– Legado do kleinismo.

Neo-kleinianos:
– Wilfred Bion: Teoria do pensamento e do conhecimento.
– Enrique Pichon Rivière: Teoria do Vínculo.
– José Bleger: Psicologia da Conduta; Simbiose e Ambiguidade; identificação adesiva; e posição Ghliscro-cárica.

Psicoterapia Corporal:
– História da Análise Reichiana: Freud, W. Reich, F. Navarro e Genovino Ferri.
– Panorama Geral de outras Abordagens corporais: José Ângelo Gaiarsa, Alexander Lowen, David Boadella, Stanley Keleman.
– Fundamentos da Análise Reichiana Contemporânea (G. Ferri): Como o corpo entra no setting terapêutico.
– Neurocepção: Um sistema de detecção de ameaça ou segurança (Teoria Polivagal de S. Porges).
– Comunicação Intercorporal: Transferência e contratransferência corporal.
– Trauma: Experiência Somática (Peter Levine) e TRE (David Berceli).

3- Filosofia:

Aulas organizadas para auxiliar a compreensão das áreas de Neurociência, Psicanálise, Estados de Consciência e de Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar:
– Introdução panorâmica à Filosofia.
– Introdução à epistemologia e Filosofia da ciência.
– Origens epistemológicas do inconsciente.
– Teorias do inconsciente.
– Filosofia da mente.
– Teorias da personalidade.
– Fenomenologia em Kant, Husserl e Heiddegger.
– Ética, Estética e Virtudes.

4- Estados de Consciência:

– Campo de Estudo de Estados de Consciência: Amplitude & Visão Integral.
– Perspectivas: Múltiplas possibilidades de compreensão.
– Estados & Níveis: Complexidade e Desenvolvimento.
– Implicações em psicologia e em psicoterapia: Teoria e Prática.
– Estados naturais e especiais de consciência.
– Autores principais: Ken Wilber, Ervin Laszlo, Stanilslav Grof, Boris Cyrulnic, e outros
Cenário Atual.

5- Transdisciplinaridade:

A área da Transdisciplinaridade do GEPECH visa ampliar as habilidades do aluno na compreensão de como se estrutura um diálogo entre os conhecimentos neurocientíficos e psicodinâmicos:
– Aprendendo a ler e a compreender um artigo científico reconhecendo os detalhes de seu delineamento metodológico.
– Aprendendo a ler e a compreender um artigo com delineamento fenomenológico psicanalítico a partir do método.
– Pesquisa Transdisciplinar; sua origem, aplicações, vantagens, organização, requisitos e método.

6- Fundamentos da interlocução entre Neurociência e Psicodinâmica:

Este módulo tem por objetivo discutir elementos que permitem a realização da interlocução entre estas duas disciplinas, além de apontar relações possíveis de se fazer entre fenômenos observados pela Psicanálise e os mecanismos explicitados pela Neurociência, respeitando-se os limites epistemológicos de cada uma destas áreas. Pretendemos abordar os seguintes recortes temáticos:
– Encontrando pontos de convergência entre Neurociência e Psicanálise.
– Estudos transdisciplinares: determinismo psíquico, defesas, atos falhos e relações objetais.
– Instâncias psicanalíticas e defesas do Ego: um diálogo entre Neurociência e Psicanálise.
– Papel do córtex pré-frontal e de outras áreas e sistemas modulares cerebrais nos fenômenos descritos pela psicanálise.
– Estimulação magnética transcraniana repetitiva e aplicações para a psicanálise.
– Modelo psicanalítico neo-kleiniano e neurociência.
– Pesquisas na área.

QUAL É O CORPO DOCENTE E QUEM PODERÁ SE BENEFICIAR COM ESTE CURSO?

As aulas serão ministradas pelos Coordenadores de área do GEPECH (currículos em http://gepech.com.br/sobre-o-gepech/), e por seus Assistentes de Pesquisa.

Nosso público alvo: Psicanalistas, Psicólogos, Filósofos, especialistas em Medicina Comportamental, graduados ou pós-graduados em Neurociência ou em Psicopedagogia e profissionais com curso de graduação na área da saúde (Médicos, Dentistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas e Enfermeiros) … mas …

Outros profissionais interessados também podem fazer o nosso curso, mas antes de efetuarem as suas inscrições devem entrar em contato via WhatsApp com o coordenador (Dr. Paulo de Mello, +55 11 99659-1183), e explicar a natureza de seu interesse.

Lembramos que este curso por si só não habilita nenhum profissional ao atendimento clínico. Este curso trará conhecimento que poderá ser utilizado dentro de sua área de atuação conforme as regras, normas e leis de sua profissão.

O QUE O GEPECH PRETENDE COM ESTE CURSO?

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano (GEPECH) tem a pretensão com este curso, de oferecer a você, no decorrer de cerca de 12 meses, elementos necessários para o desenvolvimento de uma reflexão a partir de um estudo transdisciplinar entre Neurociência e os fundamentos da Psicodinâmica, objetivando a busca de pontos de convergência e a construção de um conhecimento maior e mais cooperativo entre estes dois construtos.

CRONOGRAMA PARA AS AULAS ONLINE AO VIVO DO CURSO PARA O ANO DE 2023 e 2024.

Dias e horários: aulas ao vivo às 6as feiras, das 19 horas às 22:30 horas (verifique as datas de início abaixo).
Os vídeos das aulas, gravados e editados, serão disponibilizados até 7 dias depois da data da respectiva aula.

Tabela 1: Cronograma
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Filosofia: 2 aulas – Lázaro Freire – 14/04 e 05/05/2023 (dia 14/04/2023, ENTRADA para a turma 8).

Metodologia para a Psicanálise: 1 aula – Tássia Borges – 28/04/2023.

Psicanálise (S. Freud; M. Klein): 5 aulas – Tássia Borges – 12, 19 e 26/05; 02 e 16/06/2023.

Psicanálise (Neo-Klein): 2 aulas – Paulo de Mello – 23/06 e 07/07/2023.

Psicanálise (Corporal): 3 aulas – Celso Nogueira e Edna Bertini – 04, 11 e 18/08/2023 (última aula regular da turma 5 que entrou em 06/2022).

Filosofia: 2 aulas – Lázaro Freire – dias 25/08 e 01/09/2023.

Metodologia transdisciplinar: 1 aula – Paulo de Mello – dia 15/09/2023.

Estados de Consciência: 4 aulas – Celso Nogueira – dias 22 e 29/09 e 06 e 20/10/2023 (última aula regular da turma 6 que entrou em 09/2022).

Transdisciplinaridade e fundamentos da Interlocução entre Neurociência e Psicodinâmica: 5 aulas – Paulo de Mello – 27/10; 10 e 24/11; 01 e 08/12/2023 (última aula regular da turma 7 que entrou em 11/2022).

Filosofia: 2 aulas – Lázaro Freire – 02 e 16/02/2024.

Metodologia para os estudos em Neurociência: 1 aula – Paulo de Mello – 23/02/2024.

Neurociência: 6 aulas – Edna Bertini – 1, 8, 15 e 22/03/2024; e 05 e 12/04/2024.

Neurociência. Avaliação Neuropsicológica: 1 aula – Maristela C. Gragnani –26/04/2024.

Brainstorm: 1 aula – Equipe – 03/05/2024 (última aula regular da turma 8 que entrou em 04/2023).

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Atenciosamente.

Dr. Paulo de Mello
Coordenador do GEPECH.

Médico Neurologista Clínico (UNIFESP/ABN/AMB).
Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP).
Doutorando em Psicologia Clínica (UCES, Argentina).
Especialista em Medicina Comportamental (CEMCO/UNIFESP).
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