Curso rotativo online/offline de aperfeiçoamento em Neurociência aplicada à Psicanálise do GEPECH 2021
8 de outubro de 2021 - 19:00 - 21 de junho de 2022 - 22:30
Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano (GEPECH)
… apresenta a você o
Curso rotativo online/offline de aperfeiçoamento em Neurociência aplicada à Psicanálise 2021
COMO FUNCIONA UM CURSO ONLINE/OFFLINE?
Este curso será apresentado no formato online com aulas ao vivo ou offline (aulas em vídeo). Vamos explicar.
As aulas serão sempre ao vivo e serão gravadas. Os alunos poderão acessá-las via vídeo por mais de 1 ano, até 3 meses depois do final do curso. Poderão inclusive abonar suas faltas assistindo os vídeos das aulas e entregando pequenos trabalhos (fichamentos ou mapas), que comprovem que o aluno assistiu o vídeo da aula que não pode assistir ao vivo.
Poderá, desta forma, fazer o curso assistindo as aulas totalmente ao vivo online, assistindo as aulas em vídeo totalmente offline ou ainda de forma mista, assistindo as aulas parcialmente online ao vivo e parcialmente offline. A opção é totalmente do aluno. Este modelo só é possível pois nosso curso é um curso de aperfeiçoamento.
É um modelo de curso mais flexível pois lhe possibilita assistir as aulas ao vivo sempre que desejar, assistir as aulas apenas em vídeo e ainda rever as aulas sempre que precisar pelo período do curso.
Desenvolvemos esse modelo de aulas a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade de fazer o curso mesmo que more em outro país pela diferença de fuso horário, ou para aquele aluno que não poderá assistir a algum módulo do curso por questões de viagem ou mesmo para aquele aluno que não possa assistir ao curso ao vivo online por questões pessoais ou de trabalho.
O curso foi estruturado para que se possa receber alunos novos em 3 datas distintas a cada ano. Isso significa que você poderá iniciar o curso em uma das 3 datas a cada ano sem que haja prejuízo na compreensão e aquisição do conhecimento proposto.
Para tal, utilizamos a plataforma Zoom, mas se for necessário, podemos mudar para outra plataforma se nos parecer mais adequada no momento.
COMO O CURSO ESTÁ ESTRUTURADO?
O Curso rotativo online/offline de aperfeiçoamento em Neurociência aplicada à Psicanálise é um curso modular e circular para que o conhecimento pretendido se manifeste de modo organizado e natural como resultado dos mais de 15 anos de estudos e pesquisa do GEPECH.
É rotativo pois nosso compromisso (dos coordenadores), é de seguir com as aulas ano após ano mesmo que se tenha apenas 1 aluno, atualizando os assuntos a cada ano. Com esse compromisso, você poderá depois de concluir o seu curso, assistir novamente as aulas que desejar e atualizar seu conhecimento ano após ano, gratuitamente.
O objetivo desse curso é oferecer ferramentas conceituais e de conhecimento teórico e clínico que possam ser aplicadas sobretudo, mas não apenas, em atendimentos psicoterapêuticos através de um encontro entre os fundamentos da Psicanálise e da Neurociência.
Os módulos serão aplicados com foco no desenvolvimento do conhecimento da relação dentre estas duas áreas e suas áreas de apoio e por esta razão, serão neste curso, apresentados da seguinte forma:
1- Neurociência:
- Apresentando o GEPECH: sua origem, organização, tecnologia, parceiros de pesquisa nacionais e internacionais, linha principal de estudos e pesquisa, trabalho social e investimento do capital arrecadado neste curso.
- O que achamos que Freud pensaria sobre essa história de se desenvolver um diálogo entre Neurociência e Psicanálise.
- Estabelecer um diálogo entre Neurociência e Psicanálise não é o mesmo que Neuropsicanálise.
- Como você sente e percebe o mundo.
- Como o sistema nervoso se organiza.
- Neurodesenvolvimento, um modo de compreender os fenômenos observados pela psicanálise.
- Módulos e sistemas operacionais.
- Como a terapia pode mudar o sistema operacional: epigenética.
- Córtex pré-frontal e sua relação com a vida de relação.
2- Psicanálise:
- Freud: Por que a Psicanálise? (doença e saúde antes de Freud; determinismo psíquico; inconsciente).
- Conceitos fundamentais (trauma, repressão, fases do desenvolvimento infantil).
- Sonhos e sua relação com a saúde (o livro dos sonhos; religiosidade – forma e conteúdo; linguagem, pensamento e corpo). Clínica de Psicanálise: a cura através da palavra (Filosofia clínica; Wilhelm Reich, Jacques Lacan; discípulos e dissidentes de Freud).
- Klein: Contextualização de Melanie Klein no cenário da Psicanálise: importância da fase oral; realidade interna e externa; relação objetal; posições Esquizo-paranoide e Depressiva; inveja e gratidão; legado do kleinismo.
- Neo-kleinianos: W. Bion, E. Pichón Riviere e José Bleger. Modelo psicodinâmico neo-kleiniano. Bion (Teoria do pensamento e do conhecimento); Pichón Riviere (Teoria do Vínculo); José Bleger (Psicologia da Conduta; Simbiose e Ambiguidade; identificação adesiva; da posição Ghliscro-cárica, uma “nova” posição no universo kleiniano que une a psicanálise à neurociência.
- Psicoterapia Corporal: Freud, W. Reich, F. Navarro, Ângelo Gaiarsa e Genovino Ferri. História da Análise Reichiana (de Freud até Genovino Ferri), a inclusão do corpo no setting terapêutico; temos um corpo, somos um corpo ou “estamos” um corpo? Fundamentos da análise reichiana (fases evolutivas da vida; como as pessoas diferem em suas respostas emocionais diante de altos e baixos da vida? De que maneira o cérebro produz os diferentes estados emocionais?). Pontos de convergência entre os modelos da Análise reichiana e kleiniano.
3- Filosofia:
- Filosofia 1 (introdução panorâmica à Filosofia; introdução à epistemologia e Filosofia da ciência; origens epistemológicas do inconsciente; teorias do inconsciente).
- Filosofia 2 (Filosofia da mente; teorias da personalidade; fenomenologia em Kant, Husserl e Heiddegger; Ética, Estética e Virtudes).
- Aulas organizadas para auxiliar a compreensão das áreas de Neurociência, Psicanálise e Estados de Consciência.
4- Estados de Consciência:
- Campo de estudo (do que se trata?).
- Estados de consciência ou níveis de consciência?
- Cenário Atual (perspectivas – acadêmica, científica e contemporânea?).
- Aplicações efetivas (mecanismos da Hipnose e da Meditação entre outros. Estados ou níveis de consciência?).
- A Psicologia e os estados (Psicologia aplicada).
5- Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar:
- Metodologia de Estudos e Pesquisa (noções de conhecimento, estudos e pesquisa; organização de informação; modalidades de leitura; aproveitamento de conteúdo previamente; como fazer trabalho acadêmico ou não; eleição de tema para o trabalho final; elaboração do projeto; organização de leitura; levantamento de citações; planejamento de estrutura e escrita; formatação final).
- Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar: sua origem, aplicações, vantagens, organização, requisitos e método.
- Aulas organizadas para auxiliar a compreensão das áreas de Neurociência, Psicanálise e Estados de Consciência.
6- Neurociência aplicada à Psicanálise:
- Encontrando pontos de convergência.
- Estudos transdisciplinares: determinismo psíquico, defesas, atos falhos e relações objetais.
- Instâncias psicanalíticas e defesas do Ego: um diálogo entre Neurociência e Psicanálise.
- Papel do córtex pré-frontal e de outras áreas e sistemas modulares cerebrais nos fenômenos descritos pela psicanálise.
- Estimulação magnética transcraniana repetitiva e aplicações para a psicanálise.
- Modelo psicanalítico neo-kleiniano e neurociência.
- Pesquisas na área.
Cada um destes módulos foram constituídos por um cabedal de conhecimento com recorte epistemológico voltado para uma visão interseccional entre Neurociência e Psicanálise.
QUAL É O CORPO DOCENTE E QUEM PODERÁ SE BENEFICIAR COM ESTE CURSO?
Suas aulas serão ministradas pelos Coordenadores de área do GEPECH (currículos em http://gepech.com.br/sobre-o-gepech/), e ocasionalmente por seus Assistentes de Pesquisa.
Nosso público alvo: Psicanalistas, Psicólogos, Filósofos, especialistas em Medicina Comportamental, graduados ou pós-graduados em Neurociência ou em Psicopedagogia e profissionais com curso de graduação na área da saúde (médicos, dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas ou enfermeiros).
Outros profissionais interessados também podem fazer o nosso curso, mas antes de efetuarem as suas inscrições devem entrar em contato via WhatsApp com o coordenador (Dr. Paulo de Mello, +55 11 99659-1183), e explicar a natureza de seu interesse.
Lembramos que este curso por si só não habilita nenhum profissional ao atendimento clínico. Este curso trará conhecimento que poderá ser utilizado dentro de sua área de atuação conforme as regras, normas e leis de sua profissão.
O QUE O GEPECH PRETENDE COM ESTE CURSO?
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano (GEPECH) tem a pretensão com este curso, de oferecer a você no decorrer de 12 meses, elementos necessários para o desenvolvimento de uma reflexão a partir de um estudo transdisciplinar entre Psicanálise e Neurociência, objetivando a busca de pontos de convergência e a construção de um conhecimento maior e mais cooperativo entre estes dois construtos.
CRONOGRAMA PARA AS AULAS ONLINE AO VIVO DO CURSO DA TURMA 2021.
Dias e horários: aulas ao vivo às 6as feiras, das 19 horas às 22:30 horas (verifique as datas de início abaixo).
Tabela 1: Cronograma geral do curso.
DISCIPLINA | Total de aulas
Sempre às6ªs feiras, das 19h às 22:30h |
PROFESSOR(A) |
1) Neurociência aplicada à Psicanálise | 1 | Paulo de Mello |
Filosofia | 2 | Lázaro Freire |
Metodologia | 1 | Paulo de Mello |
Neurociência | 6 | Edna Bertini |
2) Filosofia | 2 | Lázaro Freire |
Metodologia | 1 | Tássia Borges |
Psicanálise/Freud | 2 | Débora Damasceno |
Psicanálise/M. Klein | 3 | Tássia Borges |
Psicanálise/Neo-klein | 2 | Paulo de Mello |
Psicanálise/Corpo | 3 | Edna Bertini e Celso Nogueira |
3) Filosofia | 2 | Lázaro Freire |
Metodologia | 1 | Paulo de Mello |
Estados de Consciência | 4 | Celso Nogueira |
Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar |
1 |
Paulo de Mello |
Neurociência aplicada à Psicanálise |
4 |
Paulo de Mello |
*Na tabela acima, na cor lilás, você encontrará as aulas que serão os pontos de início de curso durante o ano (entradas 1, 2 e 3). As datas são atualizadas a cada ano.
As próximas datas de entrada para o curso serão em 08/10/2021 (entrada 1); 04/02/2022 (entrada 2) e 10/06/2022 (entrada 3).
Total: aproximadamente 12 meses, distribuídos em 35 dias de aula (cada aula terá 3,5 horas de duração).
DATA | AULA | PROFESSOR | 3 DATAS DE ENTRADA |
2021 | |||
08/out | Aula inaugural | Paulo | INICIO DO CURSO |
15/out | Filosofia | Lázaro | |
22/out | Filosofia | Lázaro | |
29/out | Metodologia | Paulo | |
12/nov | Neurociência | Edna | |
19/nov | Neurociência | Edna | |
26/nov | Neurociência | Edna | |
03/dez | Neurociência | Edna | |
10/dez | Neurociência | Edna | |
17/dez | Neurociência | Edna | |
2022 | |||
04/fev | Filosofia | Lázaro | INICIO DO CURSO |
11/fev | Filosofia | Lázaro | |
18/fev | Metodologia | Tássia | |
11/mar | Psicanálise – Freud | Débora | |
18/mar | Psicanálise – Freud | Débora | |
25/mar | Psicanálise – Klein | Tássia | |
01/abr | Psicanálise- Klein | Tássia | |
08/abr | Psicanálise – Klein | Tássia | |
29/abr | Psicanálise – Neo Klein | Paulo | |
06/mai | Psicanálise – Neo Klein | Paulo | |
20/mai | Psicanálise – Corporal | Edna/Celso | |
27/mai | Psicanálise- Corporal | Edna/Celso | |
03/jun | Psicanálise- Corporal | Edna/Celso | |
10/jun | Filosofia | Lázaro | INICIO DO CURSO |
24/jun | Filosofia | Lázaro | |
22/jul | Metodologia | Paulo | |
29/jul | Estados de Consciência | Celso | |
05/ago | Estados de Consciência | Celso | |
12/ago | Estados de Consciência | Celso | |
19/ago | Estados de Consciência | Celso | |
26/ago | Metodologia | Paulo | |
02/set | Neurociência aplicada à Psicanálise | Paulo | |
16/set | Neurociência aplicada à Psicanálise | Paulo | |
30/set | Neurociência aplicada à Psicanálise | Paulo | |
14/out | Neurociência aplicada à Psicanálise | Paulo |
E SE POR ALGUMA RAZÃO O NÚMERO DE ALUNOS REDUZIR SUBSTANCIALMENTE, O CURSO SERÁ INTERROMPIDO?
Devido ao trabalho de mais de 15 anos do GEPECH e confiança que temos na qualidade de nossas aulas, uma vez iniciado o curso, todos coordenadores e professores estão de acordo que o curso irá até o fim (1 ano de duração), mesmo que se tenha apenas 1 aluno no seu transcorrer. Isso dá a você a garantia de que o curso não será interrompido caso o número de alunos se reduza. E por esta mesma razão, em caso de desistência por parte do aluno o valor pago até então não será devolvido, mas também não incidirá em multa sobre o aluno desistente.
BEM, UMA VEZ MATRICULADO, O QUE ACONTECERÁ?
Todos alunos matriculados serão direcionados a um grupo de WhatsApp criado especificamente para este fim.
A partir deste grupo de WhatsApp, por meio de um link para a plataforma Zoom, abriremos a sala de aula sempre 30 minutos antes do início de cada aula para aqueles alunos que desejam assistir a aula online ao vivo.
As aulas acontecerão às 6ªs feiras (nem todas 6ªs feiras por causa dos feriados), entre 19 horas e 22:30 horas com 10 a 20 minutos de intervalo.
As aulas terão início impreterivelmente às 19 horas desde que se tenha pelo menos 1 aluno presente, para melhor e mais completo aproveitamento do curso.
Sendo assim, aconselhamos a todos que entrem na sala antes das 19 horas. Lembro que a sala será aberta 30 minutos antes, às 18:30h.
COM REFERÊNCIA A CERTIFICAÇÃO, MATRÍCULA, INSCRIÇÃO E MENSALIDADE.
Certificação: para receber seu certificado o aluno precisará assistir as aulas em vídeo ou ter uma frequência de 70% em todo curso e ter cursado no mínimo 70% de cada módulo. Esta presença será anotada durante a aula através de uma lista de presença ou será anotada a partir da apresentação de fichamento ou mapas (pequenos trabalhos), que provem que o aluno assistiu ao vídeo da aula em questão. Terá também que apresentar no fim do curso com prazo a ser definido, um texto no formato de um artigo com 5 a 12 laudas sobre um recorte temático dentro do conteúdo do programa a ser orientado pelos coordenadores de sua escolha, dependendo do recorte temático escolhido para o seu texto.
Matrícula: via transferência bancária (300,00 reais).
Mensalidade: 12 vezes de 300,00 (trezentos reais) com pagamentos sempre nos dias 15 de cada mês a partir do mês do início do curso.
* Para pagamentos do curso completo (12 meses), à vista, daremos 10% de desconto nas mensalidades.
INSCRIÇÕES ABERTAS:
Para fazer sua inscrição clique no link abaixo para preencher as informações necessárias e realizar o pagamento da matrícula:
https://forms.gle/cEQNxqWGqAn9auxJ7
* Atenção, somente depois das respostas preenchidas e do envio do comprovante de pagamento é que você receberá a confirmação (pode levar até 48 horas, horário comercial), de que sua matrícula foi efetivada.
Em caso de dúvidas com relação a matrícula e mensalidades, entre em contato via WhatsApp no fone +551197283-1684, com Silvia, responsável pela secretaria do GEPECH.
Se sua dúvida é com respeito as questões didáticas, temáticas e técnicas com relação ao curso, entre em contato com o coordenador, Dr. Paulo de Mello, via WhatsApp, +551199659-1183.
Abaixo, vejam alguns depoimentos de alunos da turma 2020:
Copiamos os depoimentos abaixo pois sabemos que é isso que realmente importa!
Depoimentos:
“É imensurável o quanto o curso de Neurociência aplicada à Psicanálise acrescenta no meu desenvolvimento profissional e pessoal.
Ter a oportunidade de aprender e trocar experiências nesse modelo transdisciplinar é muito enriquecedor, além do conteúdo, análises e discussões que ampliam nossa perspectiva e visão de mundo. Sou grata pela oportunidade e pelo privilégio de participar das aulas, com colegas e professores tão empenhados em compartilhar conhecimento”.
Gracy Yasmin da Silva Nunes
________________________________________________________________________
“O curso de Neurociência aplicada à Psicanálise possui um conteúdo rico, professores qualificados, dispostos a compartilhar seus saberes e realizar trocas incríveis. A transdiciplinaridade oferecida pelo curso promove discussões e análises importantes para nossos desafios profissionais. A maestria como essas discussões são conduzidas é um diferencial e promovem momentos de reflexão e ressignificação. Tenho certeza de que está sendo um divisor de águas na minha vida pessoal e profissional.”
Bárbara Schlag Ortegal
_______________________________________________________________________
“O curso de neurociência aplicado à psicanálise, promovido pelo GEPECH, tem em seu conteúdo, muito bem ministrado por seus professores, elementos que trazem prazer em estudar e buscar novos conhecimentos que me fazem despertar para a beleza que harmoniza o Universo em que vivemos.
Tenho recebido ferramentas que, sem dúvida, mudaram o olhar, e procedimento, no trabalho clínico com meus clientes…
Vamos todos crescer….
Gratidão aos mestres e amigos do GEPECH e instituições associadas”.
Antônio Luiz Ciardulo.
Musicoterapeuta.
________________________________________________________________________
“É gratificante constatar que ao investir no seu aprimoramento se depare com profissionais altamente gabaritados e comprometidos com a arte de transmitir o conhecimento, mas o Gepech é um grupo de estudos diferenciado porque tem em seu corpo docente pessoas que amam estudar e compartilhar o conhecimento. O que mais me encanta é a humildade com que estes mestres se colocam para os alunos.
A proposta da transdisciplinaridade me trouxe um novo olhar e uma nova forma de estudar, com certeza é um divisor de águas e um diferencial na nossa trajetória estudantil”.
S.V.
_________________________________________________________________________
“O curso de Neurociência aplicada à Psicanálise foi um dos meus melhores investimentos em 2020.
A transdisciplinaridade (o DNA do GEPECH) vem de encontro com o que eu acredito e busco na vida, que é o olhar de diferentes perspectivas para um mesmo assunto.
A didática, expertise e humildade dos professores para transmitir seus conhecimentos para um público de formação tão diversa é espetacular.
A interação entre professores e alunos faz a dinâmica do ensinar/aprender ser leve e muito efetiva”.
Fernanda Souza
________________________________________________________________________
“O GEPECH é um espaço muito especial de construção de saberes, pois une pessoas com a disposição de reconhecer e explorar questões que o desafio da complexidade nos coloca, sustentando corajosamente a pergunta: como articular e manter a especificidade de diferentes áreas do conhecimento?
É raro encontrar lugares que exercem tão dignamente a alteridade – os encontros e desencontros com o outro – em seus limites, possibilidades e ampliações.
Adoro presenciar e compor esse mosaico de poesia concreta, muito bem fundamentado, que surge a cada encontro”.
Vanessa Dechen
________________________________________________________________________
“No Curso Neurociência aplicada à Psicanálise ….. De fato o tempo não existe, mas persiste. Aqui nesse coração calado … passaram-se nove anos até o encontro com o GEPECH … não sabia sequer que existia! O Ser Humano, a Psicanálise foram a ponte. O que encontrei … profundidade, seriedade, amor. Professores muito bem qualificados que buscam levar seu conhecimento com leveza, de forma palatável, com generosidade, bom humor e fazem a festa com alegria. Venham, venham todos, que procuram o melhor! … com certeza fará um diferencial em suas vidas. Gratidão a todos coordenadores, professores e colegas nesse quebra cabeça humano no capítulo GEPECH”.
Maria Jerusa Pereira da Silva
_______________________________________________________________________
“Parabéns Paulo e coordenadores, vocês merecem cada fruto do que semeiam! E eu só tenho que agradecer a vocês e ao grupo! Obrigada por nos conduzir sem aprisionar, ao contrário, cada aula é intensa e libertadora! Parabéns grupo por serem de corpo e alma: poetas, filósofos, cientistas… sonharem e terem ideais! Ajuda a manter o esperançar nosso de cada dia!”
C.A.
________________________________________________________________________
“Só tenho a agradecer ao prof Paulo, aos coordenadores e aos colegas pela dedicação, sabedoria, amor e humildade ao transmitir todo conhecimento!”
Maristela
_________________________________________________________________________
“Um curso se constrói com a intenção de transmitir saberes. Seu sucesso é determinado por seus professores e sua capacidade para conduzir o processo de ensino-aprendizagem.
O curso de Neurociência aplicada à Psicanálise do GEPECH, vai além, nos oferece MESTRES. Profissionais com excepcional conhecimento e talento, conscientes do seu saber e não-saber, e da necessidade de unir esforços em um estudo transdisciplinar com humanidade, humildade, disponibilidade e acima de tudo desejo.
É uma experiência ímpar fazer parte desse grupo.
Aos Mestres, meu carinho e agradecimento”.
Beatriz
________________________________________________________________________
“Boa tarde! Segue meu depoimento: “Em meio a tantos conhecimentos disponíveis, cabe a nós fazer uma curadoria de conteúdos importantes para nosso desenvolvimento enquanto pessoas e profissionais.
O curso de Neurociência Aplicada à Psicanálise do Grupo GEPECH me encantou pelo propósito de convergir saberes, e, de uma forma abrangente e ao mesmo tempo ponderada, nos envolver de forma integral, fazendo que a cada encontro fiquemos mais motivados a conversar com tantos pensadores e pesquisadores de ciências diversas. Faz com que pensemos ser a menor partícula num universo de conhecimentos sobre a vida. Só tenho que agradecer a esta oportunidade única!”
Lilian Ramos
_______________________________________________________________________
“O curso de Neurociências aplicado a Psicanálise tem um conteúdo sólido, bem estruturado e bastante atualizado. Tais características e qualidades são construídas por uma equipe altamente qualificada que fica fácil de perceber no decorrer das aulas e o ponto máximo fica por conta das boas emoções e sensações (que também são mmmuuuuito bem explicadas) quando olhamos para o relógio e três horas passaram tão suavemente…”.
Massimo Mazzoni
________________________________________________________________________
“Para quem quer um curso bem estruturado, com professores de alto grau de conhecimento e comprometimento. Isso o GEPECH oferece no curso neurociência aplicado a psicanálise. Para quem gosta de aula ativa e participativa. É no GEPECH. Neurociência aplicado a psicanálise é no GEPECH”.
José Carlos
_______________________________________________________________________
“No GEPECH, cada aula é um convite para o diálogo profundo, atualizado e plural sobre os fenômenos que envolvem a complexidade do comportamento humano. Os conteúdos são ministrados de forma didática e afetiva por profissionais altamente qualificados, que nos ensinam, com ética e paixão, a respeitar, (re)pensar e (re)construir caminhos teóricos e práticos. Prepare-se para transcender as pontes limitadas do saber”
Karoline Ribeiro
______________________________________________________________________
“Em 2011 eu me encontrava nos primeiros passos dentro da Psicanálise e assisti a uma palestra do Dr Paulo de Mello enquanto congressista no I Congresso do Saber Psicanalítico promovido pelo Sinpesp sobre Neuropsicanálise, e na época o assunto me interessou por demais. O Dr. Paulo era mais jovem e muito entusiasmado com o conteúdo apresentado naquele momento…e isso me contagiou a ponto de, 9 anos depois, conseguir ter a oportunidade de ingressar em um corpo de educadores formadores do GEPECH, no curso Neurociência aplicada à Psicanálise.
O estudo responsável e comprometido com um propósito maior se estruturou junto a uma equipe de educadores extremamente eficiente, entusiasmados com cada reflexão, com cada descoberta, fazendo e vivenciando ciência.
Mas acima de tudo amando a oportunidade de aprender…e ensinar!!
Gratidão por poder fazer parte deste grupo!”
Thais N. Velecico
____________________________________________________________________
“Gratidão a todos os professores do Gepech. Aulas fantásticas, extremamente elucidativas que transcenderam todas as minhas expectativas. Parabéns!”
M.C.P
____________________________________________________________________
“Obrigada aos queridos professores por nos oferecerem a oportunidade de encontros que mesmo sendo frente às telas, nos fez permanecer conectados por um fio invisível, por uma energia muito boa, repleta de luz e conhecimento. Encontros que em meio a uma pandemia e uma loucura mundo afora, nos traz paz aqui dentro. Isolados cada um no seu lar, mas unidos num lugar maior. Encontros ricos de partilha, sabedoria e palavra amiga. Quero agradecer também aos meus colegas de curso que também enriquecem o meu conhecimento através das perguntas e colocações. Desejo a todos um final de ano muito fraterno”.
GRATIDÃO!
S.V.
___________________________________________________________________
Siga-nos no Instagram:
https://www.instagram.com/gepech_comportamento_humano/?hl=pt-br
Inscreva-se no nosso canal do YouTube:
https://www.youtube.com/channel/UCdTerTiJtj0CTntdhTImp9w
Atenciosamente.
Dr. Paulo de Mello
Médico Neurologista Clínico pela EPM (UNIFESP) e pela Academia Brasileira de Neurologia (ABN).
Ex-professor de Neurofisiologia e Neuropatologia das Faculdades de Medicina, Enfermagem e Farmácia do ABC (FMABC).
Mestre em Psicologia da Saúde e Psicanalista neo-kleiniano pela UMESP.
Doutorando em Psicologia Clínica pela UCES, (Buenos Aires, Argentina).
Especialista em Medicina Comportamental (CEMCO/UNIFESP).
Coordenador do GEPECH.