Curso Intersecções entre Psicodinâmica e Neurociências: Fundamentos para uma Prática Clínica – GEPECH
4 de fevereiro de 2022 - 19:00 - 15 de junho de 2022 - 23:30
Curso rotativo online/offline Intersecções entre Psicodinâmica e Neurociências: Fundamentos para uma Prática Clínica – GEPECH
COMO FUNCIONA UM CURSO ONLINE/OFFLINE?
Este curso será apresentado no formato online com aulas ao vivo ou offline (aulas em vídeo). Vamos explicar.
As aulas serão sempre ao vivo e serão gravadas. Os alunos poderão acessá-las via vídeo por mais de 1 ano, até 6 meses depois do final do curso. Poderão inclusive abonar suas faltas assistindo os vídeos das aulas e entregando pequenos trabalhos (fichamentos ou mapas), que comprovem que o aluno assistiu o vídeo da aula que não pode assistir ao vivo.
Poderá, desta forma, fazer o curso assistindo as aulas totalmente ao vivo online, assistindo as aulas em vídeo totalmente offline ou ainda de forma mista, assistindo as aulas parcialmente online ao vivo e parcialmente offline. A opção é totalmente do aluno. Este modelo só é possível pois nosso curso é um curso de aperfeiçoamento.
É um modelo de curso mais flexível pois lhe possibilita assistir as aulas ao vivo sempre que desejar, assistir as aulas apenas em vídeo e ainda rever as aulas sempre que precisar pelo período do curso e por até 6 meses depois do final do curso.
Desenvolvemos esse modelo de aula a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade de fazer o curso mesmo que more em outro país pela diferença de fuso horário, ou para aquele aluno que não poderá assistir a algum módulo do curso por questões de viagem ou mesmo para aquele aluno que não possa assistir ao curso ao vivo online por questões pessoais ou de trabalho.
O curso foi estruturado para que se possa receber alunos novos em 2 datas distintas a cada ano. Isso significa que você poderá iniciar o curso em uma das 2 datas a cada ano sem que haja prejuízo na compreensão e aquisição do conhecimento proposto.
Para tal, utilizamos a plataforma Zoom, mas se for necessário, podemos mudar para outra plataforma se nos parecer mais adequada no momento.
COMO O CURSO ESTÁ ESTRUTURADO?
O Curso rotativo online/offline Intersecções entre Psicodinâmica e Neurociências: Fundamentos para uma Prática Clínica é um curso modular e circular para que o conhecimento pretendido se manifeste de modo organizado e natural como resultado dos mais de 16 anos de estudos e pesquisa do GEPECH.
É rotativo pois nosso compromisso (dos coordenadores), é de seguir com as aulas ano após ano mesmo que se tenha apenas 1 aluno, atualizando os assuntos a cada ano. Com esse compromisso, você poderá depois de concluir o seu curso, assistir novamente as aulas que desejar e atualizar seu conhecimento ano após ano, gratuitamente.
O objetivo desse curso é oferecer ferramentas conceituais e de conhecimento teórico e clínico que possam ser aplicadas sobretudo, mas não apenas, em atendimentos psicoterapêuticos através de um encontro entre os fundamentos das Teorias Psicodinâmicas e da Neurociência.
Os módulos serão aplicados com foco no desenvolvimento do conhecimento da relação dentre estas duas áreas e suas áreas de apoio e por esta razão, serão neste curso, apresentados da seguinte forma:
1- Neurociência:
Nesse módulo será apresentado alguns tópicos de Neurociência com o objetivo de criar uma base que possibilite o diálogo entre Neurociência e Psicodinâmica. Abordaremos os seguintes tópicos:
– Organização geral do Sistema Nervoso, um modo de compreender os fenômenos observados pela Psicanálise.
– Como construímos nossas representações de mundo a partir da sensopercepção.
– Neurobiologia das emoções.
– Neurônios espelho e a comunicação não verbal.
– Neurobiologia do medo.
– Neurobiologia da memória.
– Córtex pré- frontal e Default Mode Network: sua importância na vida de relação.
– Neuroplasticidade e Psicoterapia.
– Epigenética e modo operacional de redes neurais.
2- Psicanálise:
O módulo de Psicanálise tem como objetivo apresentar autores da Psicanálise que contribuem para o diálogo transdisciplinar com as outras áreas do GEPECH. Em princípio, começaremos com a apresentação do pensamento freudiano tanto no que diz respeito à saúde quanto em suas propostas teóricas que balizam a Psicanálise. Os tópicos em destaque:
– Por que a Psicanálise?
– Esboços pré-psicanalíticos (doença e saúde antes de Freud; determinismo psíquico)
– 1ª tópica freudiana (Inconsciente; Sonhos).
– Desenvolvimento psicossexual (fases da infância).
– 2ª tópica freudiana (Id, Ego e Superego).
– Outros conceitos fundamentais (religiosidade – forma e conteúdo; linguagem, pensamento e corpo).
Em sequência, outros autores, suas disciplinas e seus pilares teóricos:
Melanie Klein:
– Contextualização de Melanie Klein no cenário da Psicanálise.
– Importância da fase oral.
– Realidade interna e externa.
– Relação objetal.
– Posições esquizoparanoide e depressiva.
– Inveja e gratidão.
– Legado do kleinismo.
Neo-kleinianos:
– Wilfred Bion: Teoria do pensamento e do conhecimento.
– Enrique Pichon Rivière: Teoria do Vínculo.
– José Bleger: Psicologia da Conduta; Simbiose e Ambiguidade; identificação adesiva; e posição Ghliscro-cárica.
Psicoterapia Corporal:
– História da Análise Reichiana: Freud, W. Reich, F. Navarro e Genovino Ferri.
– Panorama Geral de outras Abordagens corporais: José Ângelo Gaiarsa, Alexander Lowen, David Boadella, Stanley Keleman.
– Fundamentos da Análise Reichiana Contemporânea (G. Ferri): Como o corpo entra no setting terapêutico.
– Neurocepção: Um sistema de detecção de ameaça ou segurança (Teoria Polivagal de S. Porges).
– Comunicação Intercorporal: Transferência e contratransferência corporal.
– Trauma: Experiência Somática (Peter Levine) e TRE (David Berceli).
3- Filosofia:
Aulas organizadas para auxiliar a compreensão das áreas de Neurociência, Psicanálise, Estados de Consciência e de Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar:
– Introdução panorâmica à Filosofia.
– Introdução à epistemologia e Filosofia da ciência.
– Origens epistemológicas do inconsciente.
– Teorias do inconsciente.
– Filosofia da mente.
– Teorias da personalidade.
– Fenomenologia em Kant, Husserl e Heiddegger.
– Ética, Estética e Virtudes.
4- Estados de Consciência:
– Campo de Estudo de Estados de Consciência: Amplitude & Visão Integral.
– Perspectivas: Múltiplas possibilidades de compreensão.
– Estados & Níveis: Complexidade e Desenvolvimento.
– Implicações em psicologia e em psicoterapia: Teoria e Prática.
– Estados naturais e especiais de consciência.
– Autores principais: Ken Wilber, Ervin Laszlo, Stanilslav Grof, Boris Cyrulnic, e outros
Cenário Atual.
5- Metodologia de Estudos e Pesquisa Transdisciplinar:
A área de Metodologia de Estudos e Pesquisa Transdisciplinar do GEPECH visa ampliar as habilidades do aluno na compreensão de como se estrutura um diálogo entre os conhecimentos neurocientíficos e psicodinâmicos:
– Aprendendo a ler e a compreender um artigo científico reconhecendo os detalhes de seu delineamento metodológico.
– Aprendendo a ler e a compreender um artigo com delineamento fenomenológico psicanalítico a partir do método.
– Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar; sua origem, aplicações, vantagens, organização, requisitos e método.
– Eleição de tema e orientação para o trabalho de conclusão de curso nos formatos de texto (resenhas, artigos etc.), áudios, vídeos, ou no formato artístico (pinturas, desenhos, música etc.).
6- Fundamentos da interlocução entre Neurociência e Psicodinâmica:
Este módulo tem por objetivo discutir elementos que permitem a realização da interlocução entre estas duas disciplinas, além de apontar relações possíveis de se fazer entre fenômenos observados pela Psicanálise e os mecanismos explicitados pela Neurociência, respeitando-se os limites epistemológicos de cada uma destas áreas. Pretendemos abordar os seguintes recortes temáticos:
– Encontrando pontos de convergência entre Neurociência e Psicanálise.
– Estudos transdisciplinares: determinismo psíquico, defesas, atos falhos e relações objetais.
– Instâncias psicanalíticas e defesas do Ego: um diálogo entre Neurociência e Psicanálise.
– Papel do córtex pré-frontal e de outras áreas e sistemas modulares cerebrais nos fenômenos descritos pela psicanálise.
– Estimulação magnética transcraniana repetitiva e aplicações para a psicanálise.
– Modelo psicanalítico neo-kleiniano e neurociência.
– Pesquisas na área.
QUAL É O CORPO DOCENTE E QUEM PODERÁ SE BENEFICIAR COM ESTE CURSO?
As aulas serão ministradas pelos Coordenadores de área do GEPECH (currículos em http://gepech.com.br/sobre-o-gepech/), e por seus Assistentes de Pesquisa.
Nosso público alvo: Psicanalistas, Psicólogos, Filósofos, especialistas em Medicina Comportamental, graduados ou pós-graduados em Neurociência ou em Psicopedagogia e profissionais com curso de graduação na área da saúde (Médicos, Dentistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Terapeutas e Enfermeiros) … mas …
Outros profissionais interessados também podem fazer o nosso curso, mas antes de efetuarem as suas inscrições devem entrar em contato via WhatsApp com o coordenador (Dr. Paulo de Mello, +55 11 99659-1183), e explicar a natureza de seu interesse.
Lembramos que este curso por si só não habilita nenhum profissional ao atendimento clínico. Este curso trará conhecimento que poderá ser utilizado dentro de sua área de atuação conforme as regras, normas e leis de sua profissão.
O QUE O GEPECH PRETENDE COM ESTE CURSO?
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano (GEPECH) tem a pretensão com este curso, de oferecer a você, no decorrer de cerca de 12 meses, elementos necessários para o desenvolvimento de uma reflexão a partir de um estudo transdisciplinar entre Neurociência e os fundamentos da Psicodinâmica, objetivando a busca de pontos de convergência e a construção de um conhecimento maior e mais cooperativo entre estes dois construtos.
CRONOGRAMA PARA AS AULAS ONLINE AO VIVO DO CURSO PARA O ANO DE 2022 e 2023.
Dias e horários: aulas ao vivo às 6as feiras, das 19 horas às 22:30 horas (verifique as datas de início abaixo).
Os vídeos das aulas, gravados e editados, serão disponibilizados até 7 dias depois da data da respectiva aula.
A PRÓXIMA DATA DE ENTRADA SERÁ 10/06/2022.
Tabela 1: Cronograma geral do curso.
___________________________________________________________
Filosofia: 2 aulas – Lázaro Freire – (ENTRADA 1 DE CURSO) – dias 04/02/2022 e 11/02/2022.
Metodologia: 1 aula – Tássia Borges – dia 18/02/2022.
Psicanálise/Freud: 2 aulas – Débora Damasceno – dias 11 e 18/03/2022.
Psicanálise/M. Klein: 3 aulas – Tássia Borges – dias 25/03/2022; e 01 e 08/04/2022.
Psicanálise/Neo-klein: 2 aulas – Paulo de Mello – dias 29/04/2022; e 06/05/2022.
Psicoterapia Corporal: 3 aulas – Edna Bertini e Celso Nogueira – dias 20 e 27/05/2022; e 03/06/2022.
Filosofia : 2 aulas – Lázaro Freire – dias 10/06/2022 (ENTRADA 2 DE CURSO); e 24/06/2022.
Metodologia: 1 aula – Paulo de Mello – dia 22/07/2022.
Estados de Consciência: 4 aulas – Celso Nogueira – dias 29/07/2022; e 05, 12 e 19/08/2022.
Metodologia de Pesquisa Transdisciplinar: 1 aula – Paulo de Mello – dia 26/08/2022.
Fundamentos da Interlocução entre Neurociência e Psicodinâmica: 4 aulas – Paulo de Mello e Camila Rosa – dias 02, 16 e 30/09/20202; e 14/10/2022.
Brainstorm, aula de encerramento do curso da turma de 10/2021: 1 aula – Paulo de Mello – 28/10/2022.
Filosofia: 2 aulas – Lázaro Freire – 11 e 18/11/2022.
Metodologia: 1 aula – Paulo de Mello – 25/11/2022.
Coffee Break: 3 reuniões – equipe GEPECH – 02, 09 e 16/12/2022.
Neurociência: 6 aulas – Edna Bertini – 03, 10 e 24/02/2023 e 03, 10 e 17/03/2023.
Neurociência, Avaliação Neuropsicológica: 1 aula – Maristela C. Gragnani – 24/03/2023.
Brainstorm, aula de encerramento do curso para a turma de 02/2022: 1 aula – Paulo de Mello – 31/03/2023.
__________________________________________________________
*Na tabela acima, você encontrará as aulas que serão os pontos de início de curso (ENTRADA), durante o ano. As datas são atualizadas a cada ano.
A próxima data de entrada para o curso é 10/06/2022 (entrada 2).
Total: aproximadamente 12 meses, distribuídos em 40 dias de aula (cada aula terá 3,5 horas de duração).
As 3 reuniões “Coffee Break”, acontecerão em 12/2022. Cada coordenador apresentará por 15 minutos seu ponto de vista técnico sobre o mesmo recorte temático que será escolhido com antecedência para cada reunião. Findado as 5 apresentações, se seguirá 45 minutos de conversa com os alunos sobre o que foi apresentado afim de se desenvolver o tema. As reuniões “Coffee Break” tem a função de se exercitar a interlocução entre Psicodinâmica e Neurociência a partir de um recorte temático, fundamento, sintoma ou conceito, relacionados a estas áreas. Serão reuniões abertas ao público e que fazem parte da grade horária oficial do curso.
E SE POR ALGUMA RAZÃO O NÚMERO DE ALUNOS REDUZIR SUBSTANCIALMENTE, O CURSO SERÁ INTERROMPIDO?
Devido ao trabalho de mais de 15 anos do GEPECH e confiança que temos na qualidade de nossas aulas, uma vez iniciado o curso, todos coordenadores e professores estão de acordo que o curso irá até o fim (1 ano de duração), mesmo que se tenha apenas 1 aluno no seu transcorrer. Isso dá a você a garantia de que o curso não será interrompido caso o número de alunos se reduza. E por esta mesma razão, em caso de desistência por parte do aluno o valor pago até então não será devolvido, mas também não incidirá em multa sobre o aluno desistente.
BEM, UMA VEZ MATRICULADO, O QUE ACONTECERÁ?
Todos alunos matriculados serão direcionados, na semana que antecede o início do curso, a um grupo de WhatsApp criado especificamente para este fim.
A partir deste grupo de WhatsApp, por meio de um link para a plataforma Zoom, abriremos a sala de aula sempre 30 minutos antes do início de cada aula para aqueles alunos que desejam assistir a aula online ao vivo.
As aulas acontecerão às 6ªs feiras (nem todas 6ªs feiras por causa dos feriados), entre 19 horas e 22:30 horas com 10 a 20 minutos de intervalo.
As aulas terão início impreterivelmente às 19 horas desde que se tenha pelo menos 1 aluno presente, para melhor e mais completo aproveitamento do curso.
Sendo assim, aconselhamos a todos que entrem na sala antes das 19 horas. Lembro que a sala será aberta 30 minutos antes, às 18:30h.
COM REFERÊNCIA A CERTIFICAÇÃO, MATRÍCULA, INSCRIÇÃO E MENSALIDADE.
Certificação: para receber seu certificado o aluno precisará assistir as aulas em vídeo ou ter uma frequência de pelo menos 70% em todo curso e ter cursado no mínimo 70% de cada módulo. Esta presença será anotada durante a aula através de uma lista de presença ou, caso o aluno não possa estar presente durante a aula ao vivo, a presença será computada e anotada a partir da apresentação de fichamento ou mapas (pequenos trabalhos), que provem que o aluno assistiu ao vídeo da aula em questão e que deverão ser enviadas ao coordenador geral do curso (Prof. Paulo de Mello). Terá também que apresentar após o fim do curso e em um prazo de 6 meses, um trabalho de conclusão. Este trabalho poderá ser apresentado na forma de um texto, de preferência um artigo com 5 a 12 laudas sobre um recorte temático dentro do conteúdo do programa a ser orientado pelo coordenador de sua escolha, dependendo do recorte temático escolhido para o seu trabalho. O formato deste trabalho poderá variar por orientação do coordenador de área. Se for acordado com o coordenador de área, o aluno poderá apresentar trabalhos textuais (artigos e resenhas), construir áudios ou vídeos de 15 minutos, ou ainda poderá apresentar de forma artística (pinturas, músicas, poemas, esculturas, desenhos etc.), preservando o espírito da transdisciplinaridade (ciência, arte, filosofia e fundamentos e tradições religiosas). O trabalho de conclusão deverá estar sempre relacionado com um recorte temático apresentado durante o curso e a forma deve ser acordada com o coordenador da área escolhida.
Matrícula: via transferência bancária (300,00 reais).
Para os alunos que iniciarão em 10/06/2022, a matrícula deverá ser paga até o dia 31/05/2022.
Mensalidade: 12 vezes de 300,00 (trezentos reais) para os pagamentos efetuados até o dia 15 de cada mês. O valor de 300,00 (trezentos reais), já contempla um desconto de 50,00 (cinquenta reais) para as mensalidades pagas até o dia 15. Pagamentos efetuados com atraso não receberão o desconto e por isso será cobrado o valor de 350,00 (trezentos e cinquenta reais), caso haja atraso no pagamento. O pagamento das mensalidades se iniciará no mesmo mês de início das aulas. Se a data de pagamento coincidir com um final de semana ou feriado, a data limite passa a ser o próximo dia útil.
Para os alunos que iniciarão em 10/06/2021, a matrícula deverá ser paga até 31/05/2022 e a primeira mensalidade deverá ser paga até o dia 15/06/2022 via transferência bancária. O comprovante deverá ser enviado para o GEPECH via WhatsApp junto com o nome completo do aluno.
* Para pagamentos do curso completo (12 meses), à vista, daremos 10% de desconto nas mensalidades.
INSCRIÇÕES ABERTAS:
Para fazer sua inscrição siga os seguintes passos:
1- Preencha o cadastro clicando neste link https://forms.gle/wzhJmaGTyWiNBNVH8
2- Faça a transferência do valor da matrícula para a conta bancária abaixo.
3- Envie o comprovante de transferência via WhatsApp para o fone +55 11 97283-1684, para Silvia, identificando o comprovante com o nome completo do aluno. Cadastre este número na sua lista de “contatos”, como “GEPECH”.
Banco Santander
GEPECH – Estudos e Pesquisa em Comportamento Humano
Agência: 3921
Conta corrente:130079043
CNPJ: 39.291.116/0001-62
PIX: 39.291.116/0001-62
* Atenção, somente depois do cadastro preenchido e do envio do comprovante de pagamento é que você receberá a confirmação (pode levar até 48 horas, horário comercial), de que sua matrícula foi efetivada.
Em tempo hábil você será direcionado(a) para um grupo de WhatsApp específico para este curso.
Em caso de dúvidas com relação a matrícula e mensalidades, entre em contato via WhatsApp, fone +551197283-1684, com Silvia, responsável pela secretaria do GEPECH.
Se sua dúvida é com respeito as questões didáticas e técnicas com relação ao curso, entre em contato com o coordenador, Dr. Paulo de Mello, via WhatsApp, +551199659-1183.
Veja alguns depoimentos de nossos alunos de turmas anteriores, abaixo:
__________________________________________________________
“No GEPECH, cada aula é um convite para o diálogo profundo, atualizado e plural sobre os fenômenos que envolvem a complexidade do comportamento humano. Os conteúdos são ministrados de forma didática e afetiva por profissionais altamente qualificados, que nos ensinam, com ética e paixão, a respeitar, (re)pensar e (re)construir caminhos teóricos e práticos. Prepare-se para transcender as pontes limitadas do saber”
Karoline Ribeiro (aluna da Turma 2020).
__________________________________________________________
“Em 2011 eu me encontrava nos primeiros passos dentro da Psicanálise e assisti a uma palestra do Dr Paulo de Mello enquanto congressista no I Congresso do Saber Psicanalítico promovido pelo Sinpesp sobre Neuropsicanálise, e na época o assunto me interessou por demais. O Dr. Paulo era mais jovem e muito entusiasmado com o conteúdo apresentado naquele momento…e isso me contagiou a ponto de, 9 anos depois, conseguir ter a oportunidade de ingressar em um corpo de educadores formadores do GEPECH, no curso Neurociência aplicada à Psicanálise.
O estudo responsável e comprometido com um propósito maior se estruturou junto a uma equipe de educadores extremamente eficiente, entusiasmados com cada reflexão, com cada descoberta, fazendo e vivenciando ciência.
Mas acima de tudo amando a oportunidade de aprender…e ensinar!!
Gratidão por poder fazer parte deste grupo!”
Thais N. Velecico (aluna da turma 2020).
__________________________________________________________
Sejam todos bem vindos ao GEPECH!
Atenciosamente.
Dr. Paulo de Mello
Coordenador do GEPECH.
Médico Neurologista Clínico (UNIFESP/ABN).
Mestre em Psicologia da Saúde (UMESP).
Doutorando em Psicologia Clínica (UCES, Argentina).
Especialista em Medicina Comportamental (CEMCO/UNIFESP).
__________________________________________________________