O artigo “Cortico-Striatal-Thalamic Loop Circuits of the Orbitofrontal Cortex: Promising Therapeutic Targets in Psychiatric Illness”, escrito por Peter Fettes, Laura Schulze and Jonathan Downar da Universidade de Toronto, foi escrito com base em uma vasta revisão sobre os circuitos envolvidos nas tomadas de decisão e na fisiopatologia de uma variedade de doenças psiquiátricas, como o TOC, o Transtorno Depressivo Maior e as Adições às drogas.
Duas afirmações nos chamaram a atenção neste artigo. A primeira é o envolvimento da alça neuronal entre o Córtex órbito frontal e o núcleo estriado em uma série de doenças psiquiátricas. A segunda é a relação entre intervenções de tecnologia não farmacológica com os bons resultados no tratamento de pacientes com depressão, TOC ou mesmo adictos.
No presente artigo os autores descrevem que a disfunção das alças neurais “córtex órbito frontal – estriado” relacionadas a diversas doenças psiquiátricas podem ser moduladas por estimulação cerebral profunda (DBS), eletroconvulsoterapia (ECT), e estimulação magnética transcraniana repetitiva (rTMS). Segundo os autores, os resultados desses modelos de intervenção vem se avolumando nos últimos anos, com técnicas menos invasivas e bastante eficientes, a exemplo da rTMS.
Acesse este artigo na íntegra clicando no link
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fnsys.2017.00025/full
Paulo de Mello
Coordenador do GEPECH
Leave A Comment